• Narjara Costa

Evite os 3 erros mais comuns em seu currículo padrão canadense

Enviar currículo (resume - em inglês) é uma das primeiras atividades que as pessoas precisam fazer ao chegar no Canadá. Acontece que muitas, sem conhecimento de como fazer o currículo no padrão canadense, cometem alguns erros que podem lhe custar mais de meses, e até anos, para conseguir um emprego. Veja a seguir quais os erros que você pode estar cometendo ou precisa evitar para ter um bom currículo:



1. Traduzir a versão do português para o inglês


Apenas traduzir o que você tinha em português para o inglês não vai ajudar. Primeiro porque o significado das palavras mudam dependendo da língua, ou seja, o que você quis dizer em em português não será a mesma coisa no inglês, neste caso será preciso um verbo, palavra ou expressão mais apropriada de acordo com a linguagem comum da América do Norte, bem como traduzir o nome de uma empresa por exemplo também pode não cair bem para falantes nativos do inglês.


2. Descrever tudo o que você fez em uma empresa


Contar tudo o que fez em empresas super reconhecidas no Brasil em 3 páginas do word não vai te fazer ser contratado (até porque aqui eles não tem ideia de que empresa se trata).  E olha que emprego não falta, mas a concorrência é grande também! Por isso, o objetivo do currículo é deixá-lo o mais atrativo possível para o empregador querer te entrevistar.

Lembro de um caso de um super profissional que quando procurou pela minha ajuda, já era tarde demais. Durante nossa conversa vi que ele já tinha perdido as esperanças e decidiu voltar para o Brasil. Quando me mostrou seu currículo, ali eu vi qual era o real problema, lógico que não era ele, mas era o seu currículo muito longo e mal elaborado para o Canadá. Eu até tentei reanimá-lo, mas ele já estava a quase mais de 6 meses sem trabalhar, e o lado financeiro falou mais alto.


3. Copiar o template de alguém que você não conhece


Apesar de ser tão importante, principalmente para quem chega aqui no Canadá e está em busca de trabalho ou mudar de trabalho, tenho visto um comportamento que se repete nas redes sociais como ir para um grupo do facebook e pedir: "Alguém tem um modelo de resume para emprestar?" e alguém diz - "eu tenho, vou te enviar por email" e esses dois alguéns nem se conhecem...Ai eu penso: o que faz a pessoa 1 achar que o template da pessoa 2 é o modelo ideal de resume para o seu caso?!


Eu admiro e super apoio a troca e geração de valor nas redes sociais, porém tem certas informações que é preciso contar com ajuda de quem é da área e entende do assunto (principalmente nesta situação importante que é a de conseguir trabalho).


O resume precisa ter um padrão e linguagem comum de acordo com sua área profissional ou ramo que você quer atuar, então o resume que alguém te emprestou pode ser o oposto e se não estiver cobrindo o padrão canadense, pior ainda, pode mais atrapalhar do que ajudar.


Fazer currículo dá trabalho... Então, quero te dar esse choque de realidade mesmo, porque eu tenho visto muitos, mas muitos currículos despreparados vindo de excelentes profissionais, é preciso entender que currículo não é tão simples de fazer como se imagina, como dizia uma professora que tive de recrutamento e seleção "dá trabalho", ou seja, não é apenas copy and paste, é preciso pensar, criar, elaborar, testar e isto requer uma certa expertise e um olhar profundo nos detalhes que busquem o máximo do seu potencial para conquistar uma entrevista. Tudo bem se você quer fazer sozinho, mas estude para isso e busque pelas fontes certas, caso contrário, busque ajuda. Vai por mim 😉


Agora, como fazer o seu resume? Para começar, ele precisa cumprir alguns requisitos da cultura canadense, que é enfatizar suas soft and hard skills, algo que não é comum nos currículos padrão brasileiro, que foca mais em educação. Veja aqui como você pode obter ajuda para fazer seu currículo no padrão canadense.

O início da sua Carreira no Exterior

começa aqui!

New Westminster, BC - Canadá

Acompanhe minhas redes sociais!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

2020 Start Canada todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn