• Narjara Costa

Como procurar trabalho durante a Crise Coronavirus

Para ajudar a aliviar a ansiedade, veja algumas dicas de como iniciar (ou continuar) sua pesquisa de emprego em meio a crise


Se você perdeu o seu trabalho devido ao surto coronavirus ou estava iniciando a busca durante a pandemia mas teve que parar, é importante continuar, por mais difícil que esteja, procure se manter otimista. Ainda há empresas contratando, pois os negócios precisam continuar, e em alguns setores a demanda por contratação continua ou aumentou. Confira estas dicas para ajudar a turbinar sua pesquisa de emprego:

Atualize seu Currículo Se você já enviou o seu currículo 'centenas' de vezes, e não está tendo retorno, esse é um bom sinal de que ele não está funcionando. Primeira coisa ao iniciar uma pesquisa de trabalho é ter a carta certa na manga para poder jogar, neste caso, seu currículo é a carta. Se você ainda está usando o mesmo currículo, é hora de atualizar. Inclua sua experiência profissional recente e atualize sua seção de habilidades. Além disso, não se sinta obrigado a incluir todos os empregos que você já teve, apenas os mais recentes e relevantes.

Utilize seu Networking Neste momento, todos precisamos ficar em casa o máximo possível. O que parece tornar impossível a busca por trabalho, só que pelo contrário, todos estão se adaptando a interação online e as empresas também a recrutarem virtualmente. Só que não basta qualquer rede social, você precisa fazer seu perfil no Linkedin. Passe o seu tempo conectando com pessoas que podem te ajudar. Torne-se disponível para os empregadores e mostre que você está procurando por oportunidades.


Defina suas formas de busca Ao pesquisar por trabalho, comece determinando seus sites de busca de emprego. No celular, faça o download de aplicativos de busca e coloque alerta de vagas, assim você não precisa ficar vasculhando todos os dias, apenas verifique o que chegar dos alertas que você programou. Para obter maior controle das suas aplicações, escolha dois a três dos seus favoritos agora e deixe o restante para depois.

Selecione Tente não agir impulsivamente e aceitar a primeira oportunidade que aparecer; Faça uma pesquisa rápida sobre a empresa, sua cultura e seu histórico. Você não quer desperdiçar seu tempo ou energia aplicando para trabalhos que não se encaixa. Ao invés de perder tempo, você vai na verdade ganhar ao saber selecionar bem o alvo da sua aplicação.


Considere as opções de curto prazo Não tenha medo de sair da sua área por um certo período de tempo. Se você não conseguir encontrar trabalho na sua área agora, é pertinente procurar por algumas opções de curto prazo. Tenha certeza que este trabalho fora de área no seu currículo não será visto como um problema, pelo contrário, poderá ser visto com um ponto positivo sobre você. E como provavelmente teremos várias semanas ainda em casa, considere as oportunidades home-office, que geralmente são independentes da localização, não importando onde você mora, por exemplo: suporte ao cliente e freelancer. Esteja preparado para entrevistas online Durante os próximos meses, é provável que as entrevistas serão de forma online. Se você não está acostumado, uma entrevista online pode parecer mais complicada que uma entrevista pessoal. Por isso, comece desde agora a praticar para poder se preparar. Peça a um amigo para fazer um bate-papo por vídeo com você e verifique se você se sente confortável no vídeo, e se sua Internet e computador são bons. E claro, organize o background (fundo, iluminação, ruídos e etc.)

Por fim, se você já fez tudo isso e ainda está com dificuldades na busca por trabalho, considere a recorrência de ajuda profissional. Através do coaching de carreira você poderá abordar suas dúvidas, obter orientação profissional e tomar decisões difíceis. Se você não buscou por ajuda profissional recentemente, agora é uma boa hora. Agende uma vídeo chamada curta para conversar e discutir seu futuro profissional no Canadá click aqui.



O início da sua Carreira no Exterior

começa aqui!

New Westminster, BC - Canadá

Acompanhe minhas redes sociais!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

2020 Start Canada todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn