• Narjara Costa

Como mostrar seu potencial para as empresas canadenses?


Quando se trata de conseguir um trabalho, é preciso saber como apresentar todo o seu potencial para futuros empregadores canadenses, principalmente quando sua experiência foi somente no Brasil. Mas então, como se faz isso?


Ter experiências e uma personalidade relevante para a vaga é o que os recrutadores analisam na hora de selecionar os candidatos por aqui. No entanto, durante minhas visitas em empresas aqui de Vancouver para conversar com empregadores e questionar o que eles procuram em um candidato na hora de selecionar, a maioria das respostas eram: precisa ser "hard worker", que em português eu traduziria como "esforçado", que basicamente é ser um entusiasta na atividade e na empresa que pretende atuar, fazer a diferença. Curiosamente, qualificação e formações foram pouco citadas.


Mas como se define o hard worker? Para ser mais específica, há um conjunto de skills set que você precisa prestar atenção. Resolver problemas é uma skill que o mercado de trabalho atual busca em profissionais que sejam capazes de trazer soluções para seus departamentos e para gerar valor para a empresa ao invés de problemas. Independente do cargo, do atendimento á gerência, as empresas buscam por pessoas que consigam superar os desafios do dia a dia e que busquem alternativas.


Vontade de aprender e crescer é outra skill que surge da aceleração das mudanças constantes que o ambiente de trabalho vem passando devido ao impacto da tecnologia.

Portanto, não é surpresa que recrutadores buscam por candidatos que sejam flexíveis ás mudanças e ao ambiente multicultural, tendo disposição para se adaptar e crescer no local de trabalho. É buscar conhecimento e desenvolver habilidades que agreguem valor a empresa constantemente.


Agora que você já sabe o que as empresas procuram identificar no currículo e na entrevista, veja três maneiras que irão te ajudar a demonstrar que você tem esse potencial:


1. Prepare os pontos importantes

Diariamente em meu trabalho realizo treinamento de entrevista com alunos internacionais e ao perguntar quais são seus talentos, todos citam que tem algo especial, mas quando peço para explicarem o por quê, o silêncio e o sorriso de dúvida aparecem pois não sabem como responder esta questão. E embora realmente tenham estas skills, não preparam seus pontos de comprovação. Ou seja, qualquer pessoa pode dizer que tem as skills necessárias que a empresa procura, mas como comprovar?


Minha sugestão é que comece fazendo uma lista de situações relacionadas a esta skill e que foi colocada em prática em sua carreira. Por exemplo, quando foi que resolveu um problema ou atingiu uma meta que beneficiou a empresa? Quando que buscou se qualificar e fazer algum curso para melhorar uma habilidade e resolver um problema no trabalho?

Passe algum tempo aprofundando as histórias que melhor ilustram suas habilidades. Em seguida, determine quais dessas histórias podem ser adicionadas em seu currículo ou em suas respostas à entrevista.


2. Verifique se o seu currículo demonstra seus resultados

Revise sua lista e sinalize as histórias que resultaram em uma conquista ou contribuição que beneficiou seu empregador, como custos mais baixos, operações mais seguras, maiores lucros, clientes mais felizes etc. Esses serão os exemplos mais adequados para incorporar ao seu currículo.


Use os marcadores na seção de Histórico do trabalho do seu resume para destacar esses sucessos. Sempre que possível, comece cada ponto com o resultado de seus esforços e descreva as ações que você tomou para alcançar esse resultado. Isso é conhecido como formato "resultado por ação". A parte "ação" deste item é sua oportunidade de demonstrar especificamente como você alavancou uma habilidade específica para agregar valor aos seus antigos empregadores.


Nos casos em que você concluiu programas de treinamento, cursos ou certificações para expandir ou aprofundar seu conjunto de habilidades, inclua essas atividades de desenvolvimento profissional nas seções de Educação e Desenvolvimento Profissional do seu currículo.


3. Pratique contar histórias

Recrutadores costumam pedir aos candidatos que descrevam como eles se comportaram durante uma situação específica no passado, a fim de avaliar como eles poderiam se sair em uma situação semelhante no futuro. Veja abaixo alguns exemplos de perguntas comportamentais que entrevistadores utilizam para avaliar sua capacidade e vontade de se adaptar, pensar criativamente, resolver problemas e tomar iniciativas - em outras palavras, seu potencial.


- Descreva um momento em que você teve que resolver um problema difícil. como você lidou com isto?

- Conte-me sobre o primeiro emprego que você já teve. O que você fez para aprender?

- Dê-me um exemplo de um momento em que você teve que pensar em uma alternativa para se livrar de uma situação embaraçosa.

- Conte-me sobre uma situação em que você reconheceu um problema em potencial como uma oportunidade. O que você fez? Qual foi o resultado?

- Descreva um momento em que sua equipe ou empresa estava passando por alguma mudança. Como isso afetou você e como você se adaptou?


Para descrever a situação ou tarefa, explicar quais ações você tomou e compartilhar os resultados de suas ações use o método STAR (situação, tarefa, ação, resultado). Seu entrevistador também pode perguntar se havia algo que você gostaria de ter feito de maneira diferente durante essas situações; portanto, esteja preparado para discutir o que aprendeu com a experiência e como aplicaria esse conhecimento a uma circunstância semelhante no futuro.


Se você for solicitado a falar sobre um sucesso do qual se orgulha particularmente em sua carreira, considere isso um bônus. Você pode usar sua resposta a esta pergunta como uma oportunidade para compartilhar uma história que destaque sua abordagem criativa para a solução de problemas ou sua capacidade de aprender rapidamente uma nova habilidade ou se adaptar às novas responsabilidades no trabalho.


À medida que mais profissionais estão fazendo movimentos laterais na carreira e várias mudanças na carreira, os gerentes de contratação mais experientes estão colocando mais ênfase no potencial do candidato, em vez de se concentrarem apenas no histórico de trabalho e na educação de uma pessoa. Esteja preparado para demonstrar seu potencial em seu currículo, bem como durante o processo de entrevista, a fim de se destacar da concorrência.


Não sabe como destacar seu potencial? Entre em contato e vamos conversar: contato@narjaracosta.com

O início da sua Carreira no Exterior

começa aqui!

New Westminster, BC - Canadá

Acompanhe minhas redes sociais!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

2020 Start Canada todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn