• Narjara Costa

Por que queremos morar no exterior?



Se você é daqueles que fica horas pesquisando sobre outros países, olhando vídeos de brasileiros que moram no exterior, fica maravilhado com tantas experiências bacanas de se viver ao imergir em novas culturas, certamente em algum momento você deve ter pensado: eu quero ir! Mas ao mesmo tempo também pensou: Como vou fazer isso? Vou precisar deixar meu trabalho…minha estabilidade... Será que isso é pra mim?


Estas e outras, são dúvidas que consomem o tempo de muitas pessoas que querem ir para o exterior mas não estão certos de que pode ser uma boa decisão para suas carreiras. Caso você tenha esta dúvida fica por aqui e vamos ver quais os sinais que podem te ajudar a identificar se você pode considerar a possibilidade de viver no exterior.


1. Vontade de mudar de área ou profissão

Quando você até está indo bem na sua carreira, mas está cansado da sua profissão ou tem desejo por aprender e trabalhar em outros ramos, tentar um novo trabalho, uma nova empresa e você pensa que ir para o exterior pode ser uma boa chance de dar um restart e começar de novo, pois estará longe dos padrões sociais relacionado a status.


Um exemplo dessa situação, foi de clientes que atendi da área de Direito ou Saúde no Brasil, e que chegaram aqui querendo mudar de área, mas não sabiam como. Validar um diploma no exterior, dependendo da profissão levaria muitos anos, mas é possível aproveitar suas skills (habilidades) em outras áreas, sem dúvidas.


2. Busca por melhores oportunidades

Você está estudando ou já se formou, mas aí você pensa que não tem como progredir mais em sua carreira, há poucas oportunidades e então morar fora pode te trazer melhores oportunidades, novos conhecimentos, aumentar a sua bagagem de experiencias e quem sabe até ser mais reconhecido e valorizado do que aonde você está hoje.  


Tenho visto que isso acontece bastante com profissionais da área de criação, como TI ou design. Muitos querem trabalhar em alguma empresa ou área especifica que nao tem no Brasil ou aonde moram, mas ao vir para o exterior existe um mercado enorme de possibilidades que pode dar muito certo, para quem estiver preparado.


3. Obter uma experiência internacional

Quando você tem aquela curiosidade por saber como são outras culturas e está aberto para viver novas experiências e aprendizados, seja para estudar, ou trabalhar e aprender uma nova língua, experimentar comidas diferentes, viver novos hábitos. 

Profissionais da área de Turismo normalmente buscam por este tópico devido ser um pré-requisito básico de suas profissões.


4. Aprender e falar Inglês

Se você tem aquele anseio por querer falar uma segunda língua, para ter a liberdade de viajar e visitar vários países sem ter receio de se comunicar, para poder falar com pessoas de todo o mundo, então definitivamente morar o exterior vai te ajudar acelerar no aprendizado e evoluir cada vez mais.


Morar fora tem sido uma opção de muitos para poder dar um upgrade na comunicação, já encontrei por aqui diversos profissionais das áreas de Gestão Empresarial que saíram de suas multinacionais do Brasil para poder melhorar o inglês, um requisito que faltou para progredirem em suas carreiras. Veja esse texto em que falo sobre o processo de aprendizado de inglês.


5. Poder viver em um lugar que ofereça maior qualidade de vida e segurança

Este sinal eu vejo que ocorre principalmente com as pessoas que vivem na capitais brasileiras. São muitos os brasileiros que cansam de perder tempo com deslocamento ou de estar o tempo todo se cuidando para não ser roubado ou assaltado. (E eu nem vou entrar no assunto corrupção).


Já conversei com pessoas que foram assaltadas mais de 3 vezes, que já levaram o carro 2 vezes e etc e etc. É uma insatisfação que não é de todos, e está tudo bem, mas se for o seu caso e isso está te atrapalhando de viver bem e feliz aonde você está, então morar no exterior pode ser uma opção.


Enfim, eu trouxe alguns exemplos de profissões relacionadas aos sinais, fato é que estes sinais se aplicam para todos, independente da profissão, sua prioridade pode ser alguns ou todos estes sinais que levam a sua decisão de querer morar no exterior. 

Normalmente, são estes os sinais que nos levam a querer largar tudo e mudar de país e são os mais comentados por brasileiros que eu atendi por aqui. Será que eles são motivos suficientes para você querer mudar? Se sim, o que você está esperando? 

Deixa nos comentários se você tem outros motivos.

O início da sua Carreira no Exterior

começa aqui!

New Westminster, BC - Canadá

Acompanhe minhas redes sociais!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

2020 Start Canada todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn