• Narjara Costa

5 Insights Positivos para ajudar sua adaptação no Exterior


Embora a adaptação a um novo país não seja tarefa fácil para muitos brasileiros que decidem morar no exterior, algumas questões podem auxiliar na construção de uma nova visão, novas possibilidades e mudança da rotina. Para começar pergunte-se: o que você realmente está buscando ao viver no exterior? ou, o que está te impedindo de sair da situação que você está hoje? Veja as 5 dicas que preparei para você criar coragem, entrar em ação e começar a se adaptar de forma equilibrada ao seu novo lar em outro país:


1. Aceite que o futuro é incerto

Viver dentro da zona de conforto, ou seja, lidar apenas com o que é conhecido por você pode dar a sensação de segurança no começo. Já o futuro é algo desconhecido por nós, incerto e não apresenta nenhuma segurança ou estabilidade, ele muda o tempo todo e depende de inúmeras circunstâncias. É preciso aceitar que mudanças sempre irão acontecer na vida e, caso você resista a elas, mais difícil se torna a sua adaptação. Como escreveu Charles Darwin em "A Origem das Espécies", a sobrevivência é do mais adaptados, não do mais forte.

2. Faça mais o que você gosta

Ao invés de ficar relembrando do passado, se lamentar pelo que você deixou para trás e se ocupar indo ao shopping para descobrir o que comprar, comer junk foods todos os dias, assistir tv e seriados sem sentido e depois se sentir culpado porque o ano passou e nada de novo aconteceu, procure ocupar a sua mente fazendo mais daquilo que você gosta no seu novo país, tenha curiosidade e vislubre todas as possibilidades que você tem pela frente, descubra mais sobre a cultura local, conheça os estabelecimentos a sua volta, locais que você pode conhecer e visitar, leia livros que você gosta, procure ter hábitos saudáveis, encontre um hobbie, saia com amigos, faça planos e estabeleça seus objetivos. Dessa forma, garanto que você se sentirá mais contente e satisfeito com a sua nova vida e as atividades que você se propõe a fazer.

3. Aproveite a jornada

Qualquer lugar fora da sua zona de conforto oferece desafios. Nem sempre vai ser fácil, mas pode valer muito a pena. Muitas situações que passam pelo nosso caminho podem nos tornar mais fortes e capazes de lidar de forma sensata diante das incertezas da vida. Tenha claro que mais importante do que o destino final é a jornada que você passa para chegar até lá. Viva o presente, hoje e agora.

4. Esteja aberto à melhoria contínua

Embora você ache que a sua situação não esteja sendo uma das melhores possíveis, saiba que se você mudou essa mudança certamente foi por algum motivo ou razão muito importante para você. Alguma coisa fez você tomar a decisão de morar fora, então sempre se lembre de qual foi este motivo. Você precisará enfrentar alguns obstáculos, e isso é normal em qualquer recomeço pois todo recomeço é incerto e desconhecido, mas na medida que você vai cumprindo a sua jornada coisas muitos boas podem começar a acontecer, você poderá descobrir suas forças, suas fraquezas, vai mudar, melhorar, descobrir mais sobre você e o que realmente é importante para você.

5. Pense positivo e entre em ação

Morar em outro país é uma experiência enorme de saída da zona de conforto que acontece junto com a chance de desenvolvimento pessoal e profissional. Não espere que tudo aconteça como você gostaria, ou que tudo mude e se adapte, menos você. A vida é cheia de paradoxos: você só irá entendê-los se buscar crescer, entrar em ação, evoluir, mudar junto, e estar aberto para isso.


O início da sua Carreira no Exterior

começa aqui!

New Westminster, BC - Canadá

Acompanhe minhas redes sociais!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

2020 Start Canada todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn